Enquanto isso, no Sozinha Não
conversamos sobre como seria a nossa vida se trabalho fosse só trabalho
Você já se pegou pensando no que aconteceria se você se importasse menos com trabalho? Se ele pudesse ter apenas a importância de ser aquilo que paga as suas contas? Esse “lugar” onde você chega, realiza as suas atividades, termina o dia e vai para casa pensar em outras coisas.
Eu queria muito saber quem foi que teve a brilhante ideia de criar o trabalho com propósito. Para mim, essa é uma das melhores invenções do capitalismo. Como fazer a próxima geração aumentar as horas de trabalho acreditando que com isso ela poderá mudar alguma coisa no mundo, ao mesmo tempo em que ela continua produzindo riqueza e consumindo e, quando termina de fazer tudo isso, não tem energia nem para lavar uma louça?
É incrível essa narrativa. Ela só não contava com um elemento fundamental no processo: que ele precisa de pessoas para existir e funcionar. E essas pessoinhas estão tendo piripaque atrás de piripaque. Trabalhando horas demais, ganhando dinheiro de menos e pensando onde elas erraram 🤡
No último episódio do videocast dessa temporada and do ano, nós convidamos a Roberta Reis, criado do @futurosensivel, para falar mal do capitalismo e de trabalho junto com a gente. Yay!
Aqui você pode ver um trechinho do papo e escolher se quer assistir/ ouvir pelo spotify ou pelo youtube.
~ Referências para se aprofundar
Vídeo no instagram Folha de SP: No episódio desse mês eu comento sobre um vídeo que saiu na Folha de São Paulo sobre trabalho poder ser considerado um vício socialmente aceito.
Matéria do El Pais: Sobre como os millennials são inseguros e viciados em trabalho 😢
Estudo Gallup: Nele mostrou-se que os três aspectos que os entrevistados avaliavam para ter um bom emprego eram: rotina saudável, remuneração estável e ter um propósito.
Vídeo Tempero Drag: Um dos melhores vídeos que eu já vi da Rita onde ela diz:
”a ideia de que com um emprego você vai ter casa, comida e descanso, não existe mais. Isso está normalizado na nossa cabeça.”
Para quem não quer ver o vídeo todo, tem esse trechinho no instagram.
~ Encontro presencial em Porto Alegre
O podcast entrou em férias, mas os nossos encontros seguem acontecendo em Porto Alegre. O próximo será dia 30.11 com uma dinâmica um pouco diferente: vamos esquecer um pouco da vida fazendo uma aula de crochê. Se você já quiser aproveitar para ser nossa assinante e ganhar desconto nesse encontro, as informações completas você encontra na Orelo.
Quem quiser participar pontualmente desse encontro, aguarde nossa comunicação nas redes sociais ou me responde esse email que eu te mando um alô quando sair o evento no sympla.