Janeiro foi nosso mês de férias na produção de conteúdo. Ao invés de criar, olhamos para os nossos resultados do ano passado e nos questionamos sobre os próximos passos, para onde eu e a Gabi gostaríamos de seguir com o projeto.
O Sozinha Não nasceu em 2022 com o objetivo de ser um espaço de conteúdo colaborativo. A gente queria compartilhar diferentes pontos de vista nos formatos que mais agradavam cada criadora. Testamos ter um blog, um podcast, uma newsletter. Mudamos o nosso instagram e criamos uma conta no tiktok.
Nesses 1 ano e meio de Sozinha Não, aprendemos muito sobre como o algoritmo funciona em cada um desses canais e fomos nos adaptando, dentro dos nossos valores, ao que vinha de retorno da nossa audiência.
Em paralelo aos testes, nos bastidores conversamos muito com as colaboradoras. Compartilhamos conquistas, números, estratégias, ideias de experimentos que gostaríamos de fazer e descobrimos que há muitas formas de se criar conteúdo.
Criamos o site do Sozinha Não para ser a casa dessa aventura. E mesmo lendo as notícias de que as pessoas não gostavam mais de ler, a gente teimou que queria ter um blog.
E tivemos. Mais de 2 mil pessoas leram, assistiram e ouviram os mais de 90 conteúdos que publicamos por lá. Tudo isso organicamente, sem mídia paga, contando com a rede das nossas colaboradoras e a nossa comunidade.
Porém, nos últimos meses o nosso alcance começou a cair. Foi o google entregando menos, a gente tendo menos retorno do que era publicado no blog e muito mais no que ia para as redes sociais.
A gente trabalha com comunicação há muito tempo pra saber que esse não é um jogo justo. Aos poucos foi ficando desgastante e deixando de fazer sentido para todas nós, não só pelo tempo investido, mas pelos custos que foram ficando cada vez mais altos.
Eu poderia ter começado essa news dizendo só isso: o blog do Sozinha Não vai acabar. Mas essa decisão não foi fácil ou rápida para ser reduzida em uma só frase. Ela fala sobre o trabalho de diversas pessoas que se reconectaram com a escrita, com suas vulnerabilidades e perceberam no partilhar uma forma de lidar com suas vivências.
Então sim, começamos 2024 fechando mais uma casa, mas se tem algo que a gente aprendeu é que fazer mudança faz parte da nossa jornada.
Eu queria agradecer a todas as nossas colunistas: Alice Oliveria, Aurora Jamelo, Daniella Sommer, Denise Denicol, Fernanda Santanna, Juliana Macedo, Laura Barcellos, Manu Fetter, Manuella Graff, Maria Rita Casagrande e Monique Machado. Por terem acreditado junto com a gente e contribuindo dentro que era possível para cada uma.
Também gostaria de agradecer a você que leu, se identificou, mandou pras amigas e fez os conteúdos chegarem em mais pessoas.
Se tiver algum texto que você deixou salvo para ler depois, a hora é agora. Ficamos no ar até dia 14.03 e depois seguiremos com os conteúdos aqui na news, no podcast, instagram e tiktok.
Temos algumas novidades chegando na nova temporada do podcast, que estreia em março. Vou contar já aqui um spoiler: teremos vídeo a partir de agora! O restante das novidades eu conto na próxima news.
Até lá!